Materiais para Downloads

O sucesso de um cenário ou conjunto de cenários não é avaliado observando se ele aconteceu ou não no futuro, mas se influenciou positivamente as estratégias e as escolhas de hoje. Às vezes o cenário mais significativo pode ser aquele que conseguimos evitar. Ao desenvolver os cenários, criamos uma linguagem comum que nos permite conversar sobre os desafios que o futuro apresenta. A partir disso, podemos fazer escolhas e conexões estratégicas que permitam influenciar o futuro.

Para que esses cenários sejam úteis, é fundamental, então, refletir e dialogar sobre eles. Essa reflexão pode ser individual ou coletiva, presencial ou virtual. Esperamos que este exercício coletivo contribua para enriquecer e estimular o debate público em diferentes lugares – das escolas e comunidades à sociedade em geral – sobre a educação básica brasileira para além das questões, das possibilidades e, inclusive, dos cenários que foram elaborados por esse grupo de pessoas neste momento no país.

Todos os materiais do projeto podem ser reproduzidos livremente.

Clique no botão “PDF” do material desejado para efetuar o download.

Relatório Digital

Relatório completo

O relatório completo com as narrativas dos cenários, as tabelas comparativas e a explicação da metodologia.

PDF (26MB)
Contexto da Educação Brasileira

Documento de contexto

Este documento apresenta um breve histórico da educação no Brasil, resume os principais dados recentes da educação e apresenta dados e tendências sociais e políticas para o futuro que impactarão a educação.

PDF (2MB)
Folheto Impresso

Folheto

Este folheto resume o conteúdo dos cenários de uma forma simples e acessível e pode servir como apoio para diálogos sobre eles.

PDF (3MB)
Apresentação Executiva

Apresentação sobre os cenários

Esta apresentação poderá ser usada para apresentar o conceito e o conteúdo dos cenários para diversos públicos.

PDF (17MB)
Síntese das Entrevistas

Síntese das Entrevistas-Diálogo

Este relatório sintetiza as falas das 71 entrevistas realizadas no início do projeto.

PDF (2MB)
Guia: Como promover eventos de diálogo e reflexão sobre os Cenários Transformadores para a Educação Básica no Brasil 2032?

Guia metodológico para uso dos cenários

Esta orientação serve para qualquer pessoa que esteja interessada em organizar um encontro de diálogo e reflexão sobre os cenários.

PDF (2MB)
Release

Press-Release

PDF (0.2Mb)